domingo, 16 de outubro de 2022

MAPUTO: Vias rodoviárias mais conhecidas

Das muitas avenidas da cidade de Maputo, destaco aqui algumas das mais conhecidas, entre as quais a avenida 25 de Setembro, já mostrada anteriormente com as imagens da Baixa da Cidade, mas uma vez que a falta de espaço não me permite publicar todas as fotos que eu desejaria, ficam aqui as que se seguem, representando todas as outras que não me é possível postar. 



AVENIDA 24 DE JULHO



AVENIDA EDUARDO MONDLANE




AVENIDA SAMORA MACHEL


AVENIDA ALBERTO LUTHULI


AVENIDA JULIUS NYERERE


AVENIDA JOAQUIM CHISSANO


AVENIDA FRIEDRICH ENGELS



ESTRADA CIRCULAR MAPUTO/MARRACUENE

Construída recentemente, esta estrada circular veio ajudar, e muito, a escoar, nas horas de ponta, o intenso trânsito entre a cidade de Maputo e o distrito de Marracuene, sendo um grande alívio para os milhares de condutores que dantes chegavam a passar horas parados na velha estrada nacional 1.





ESTRADA NACIONAL 2
Portagem da Matola


Muito mais ruas, avenidas e estradas ficaram por mostrar neste capítulo do blog, mas aqui é praticamente impossível postar todas as fotografias dos meus arquivos. No entanto, há uma verdadeira referência em Maputo, que é a Avenida Marginal, esta ligando a baixa da cidade ao bairro da Costa do Sol e das suas praias, juntando-se depois à circular de Marracuene. Deixei-a para mais tarde porque, creio, a mesma merece um capítulo à parte, não só pela sua extensão, mas também pela beleza que a paisagem da baía da nossa capital oferece a quem por lá circula.




MAPUTO

Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique. É também o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do país. Localiza-se na margem ocidental da baía de Maputo, no extremo sul do seu território, perto da fronteira com a África do Sul, e da fronteira com o Essuatíni. Fundada no século XVI, serviu como o principal entreposto português naquele ponto do oceano Índico, graças à sua baía privilegiada, tornando-se, em 1898, a capital da colónia. Até 13 de março de 1976, a cidade era denominada "Lourenço Marques" em homenagem ao explorador português homónimo. Esta constitui administrativamente um município com um governo eleito, e tem também, desde 1980, o estatuto de província. Não deve ser confundida com a província de Maputo, que ocupa a parte mais meridional do território moçambicano, exceptuando a cidade de Maputo. O município tem uma área de cerca de 300 quilómetros quadrados e uma população de 1 088 449 (Censo de 2017) A sua área metropolitana, que inclui o município da Matola e os distritos de Boane e Marracuene, tem uma população de 3 158 465 habitantes.

Fonte: wikipédia


VISTA PARCIAL DE MAPUTO

A cidade vista do terraço do "prédio 33"




BAIXA DA CIDADE

AVENIDA 25 DE SETEMBRO




MERCADO MUNICIPAL




CAFÉ CONTINENTAL

Este Café, situado no centro da cidade de Maputo , em plena avenida 25 de Setembro, foi um dos mais conhecidos da capital, e pelo menos até 2019 funcionou na perfeição, mas as actuais notícias de Moçambique dizem que o mesmo acabou por encerar as suas portas. Esperemos que não seja definitivamente.





PRÉDIO 33

O edifício "33", assim conhecido por ter esse número de andares, ainda é o mais alto de Maputo e do país. Foi a partir do seu terraço que em 2014 tirei algumas fotografias da cidade, vistas de cima. Na primeira imagem, abaixo, o edifício visto da baía de Maputo, destacando na paisagem urbana.


"Prédio 33", o mais alto de Maputo e do país


MAPUTO SHOPPING





PRAÇA DOS TRABALHADORES
Nas duas últimas imagens desta série, o monumento dedicado aos combatentes da Primeira Grande Guerra



RUA CONSIGLIERI PEDROSO



Pelas imagens mostradas nesta página, a baixa da cidade de Maputo foi parcialmente retratada, não sendo possível mostrar aqui todos os cantos da mesma, mas esta será facilmente reconhecida quando forem publicadas mais locais de interesse da nossa capital.