domingo, 16 de outubro de 2022

 INTRODUÇÃO

A viver em Portugal desde 1987, e morrendo de saudades do meu país, Moçambique, eu e a minha esposa decidimos rever a terra que nos viu nascer, regressando às nossas origens. Assim, em Outubro de 2010 viajamos para Maputo, a nossa capital, e desta para a Beira, com passagem por Inhambane, cidade natal da minha mulher. Foi nestas férias espectaculares, mas de apenas 30 dias, que nasceu em mim o gosto de fotografar as nossas cidades, vilas e localidades, além da vontade de lá ficar por mais alguns anos, uma vez que para sempre seria muito complicado por termos a nossa vida feita em Portugal, além da família toda aqui estar, pois as coisas são como acontecem e nem sempre como queremos. Assim, em 2012 aventuramo-nos a deixar a nossa zona de conforto e partimos à aventura, começando tudo do zero em Moçambique, onde vivemos até ao final de 2019, altura em que nos mudamos mais uma vez. Além de algumas imagens captadas à pressa durante as férias de 2010, nos quase oito anos de residência no nosso país tirei milhares de fotografias de todos os lugares por onde passei, publicando-as no meu perfil do Facebook ao longo desse tempo. Não sendo um profissional, fiz o que pude, tentando mostrar um pouco da realidade de uma terra ainda em crescimento, mas com um futuro promissor, e que está no pensamento e coração de todos que lá nasceram ou viveram, porque, como diz um conhecido moçambicano: "quem o conhece, não se esquece jamais". Decidi, agora, compilar e publicar neste blogue parte das fotografias tiradas, para que as mesmas não se percam para sempre, esperando sobretudo que um dia sejam úteis às gerações vindouras, tendo estas a oportunidade de conhecerem melhor o seu país, através do testemunho destas imagens. Esta viagem fotográfica começa em Maputo, situada a sul do país, e termina na Beira, a minha cidade natal, localizada na província de Sofala, centro de Moçambique.

Orlando Rodrigues



Sem comentários: